O Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará está em festa esse ano. São 40 anos da ocupação forçada do bloco que nos pertence.
Em 1968, o ano que mudou a história política e social do mundo, o Curso de Farmácia funcionava em um prédio à Rua Barão do Rio Branco, no centro da nossa capital. Sendo um dos cursos mais antigos da UFC, anteriormente designada somente Universidade do Ceará, a Farmácia tinha problemas estruturais severos em seu bloco e precisava de um novo espaço para seguir as suas atividades, que já não eram mais contempladas por falta de estrutura.
A UFC prontificou-se a ajudar, prometendo que a Farmácia iria ser transferida para um bloco novíssimo, que seria ser construido no aterro do Porangabussu, situado no Bairro Rodolfo Teófilo, onde a Universidade estaria levando seus cursos de saúde.
O bloco começou a ser construído e a empolgação tomava de conta dos estudantes. Porém, com o térmico da contrução, veio o "baque": O prédio que antes seria do nosso curso, iria ser dado para as novas instalações do Curso de Medicina, ficando a Farmácia na Rua Barão do Rio Branco até que outro local fosse achado.
Inconformados, os estudantes, professores e técnicos que faziam um dos mais antigos cursos da UFC promoveram uma verdadeira "revolução silenciosa".
Em uma madrugada e sábado para domingo, a comunidade universitária da Farmácia foi até o bloco onde o Curso estava instalado, com seus próprios carros, e DESMONTARAM todos os equipamentos, levando-os na calada da noite para o bloco novo no Porangabussu e intalando-os, tudo isso em 1 madrugada.
Na segunda-feira, todo o Curso já estava instalado no Porangabussu, funcionando normalmente e deixando a comunidade universitária embasbacada com tal situação. A reitoria não tinha escapatória a não ser manter tudo como estava e dar a "batalha" como vencida por nós.
Este ano, comemoramos 40 anos dessa vitória conseguida a base de inteligência, companheirismo e união. Participe das paletras, atos e comemorações, que acontecerão pelas dependências do bloco de Farmácia e no HEMOCE, nos dias 20 e 21 de novembro de 2008.
Na ocasião, haverá a invasão simbólica do terreno vizinho à faculdade, onde será construída a expansão do nosso bloco SEM O R.U., pois neste ano, conseguimos outra vitória contra a Reitoria, que teve de abdicar da vontade do RU no Bloco da Farmácia para contruir nossas salas de aula.
Vamos à Luta! Compareçam às comemorações com suas faixas e camisas.
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)